CRISTINA MARINS
| Livros, capítulos e artigos selecionados
Hiperconexão e seja o que Deus quiser: como as redes sociais transformaram o trabalho informal e a política no Brasil
Como as plataformas de redes sociais reconfiguraram, nos últimos anos, as vidas de trabalhadoras e trabalhadores informais? Quais as implicações políticas deste processo? Com base em mais de uma década de pesquisa etnográfica entre trabalhadores atuantes em diversos segmentos, este livro examina as consequências econômicas, sociais e políticas resultantes do encontro entre uma sociedade capitalista periférica e grandes corporações tecnológicas baseadas no Vale do Silício.
Em desenvolvimento com o apoio da Fundação Wenner-Gren.
Plataformas de redes sociais e trabalho doméstico remunerado no Brasil: transformações e implicações políticas
Este artigo analisa como o uso intenso das plataformas de redes sociais por trabalhadoras domésticas tem transformado o setor no Brasil e contribuido para a emergência de novas subjetividades políticas.
Artigo publicado na revista Horizontes Antropológicos.
Dinâmicas de competição e solidariedade entre motoristas de aplicativos no Rio de Janeiro
O texto escrito em colaboração com o sociólogo Rafael Rezende examina os usos que motoristas de aplicativos fazem de plataformas de redes sociais, trocas de mensagens e compartilhamento de vídeo e reflete sobre as implicações políticas destes usos.
Artigo publicado na Ciências Sociais em Revista.
Do sofá aos cinco quilômetros: um aplicativo nos lembra que novas tecnologias digitais podem alavancar políticas de saúde pública
Este capítulo examina o aplicativo Couch to 5K, lançado pelo sistema de saúde britânico em 2016 com grande grande sucesso em ajudar a população do Reino Unido a superar o sedentarismo.
O texto foi publicado em espanhol está no livro "Ocio, crisis y futuro ideas para mejorar la sociedad", com download gratuito aqui. A versão em português está disponível aqui.
Carreiras, transformações e hierarquia entre fotógrafos de casamento no Brasil
Publicado em 2020, este capítulo trata de um universo profissional marcado por transformações profundas nos últimos anos, contribuindo para reflexões sobre as mudanças no mundo do trabalho em contexto de crescente centralidade das redes sociais.
Livro disponível para download gratuito aqui.
Quando o céu é o limite: um olhar antropológico sobre o universo dos casamentos e dos cerimonialistas
O modo de celebrar casamentos e outras festas familiares no Brasil se transformou nas últimas décadas, alimentando uma indústria que movimenta um volume substancial de recursos e emprega milhares de trabalhadores em todo o país. Este livro documenta este universo, tomando como fio condutor o trabalho de cerimonialistas - categoria profissional que floresceu no início do século XXI com o crescimento da indústria de eventos sociais no país.
Publicado pela Eduff e disponível para download gratuito no site da editora.
Subjetividade empreendedora entre fotógrafos e produtores de vídeo brasileiros impactados pela Covid-19: uma abordagem exploratória
Este artigo é fruto de um trabalho de pesquisa conjunto (que contou com a participação de Victória Perfeito, Heitor Guimarães e Gabriela Serafim) sobre um dos segmentos de trabalhadores mais
mais afetados pela pandemia no Brasil.
Artigo publicado na Revista Política e Trabalho.
Internet e trabalho de campo antropológico: dois relatos etnográficos
Escrito em 2020, este texto reflete sobre alguns dos desafios e potencialidades de fazer pesquisa etnográfica em contexto de uso intensivo das redes sociais.
Artigo publicado na Revista Ponto Urbe.
| Outros textos